top of page
CASA BELEM.png
13.jpeg

A escola Casa Belem - Rua Edgar de Barros, Bairro Amaralina - Salvador-BA

Em 1995, poucos meses após a chegada das irmãs na Paróquia São José de Amaralina, dava-se início a Escola Casa Belém, adiquirindo o prédio colado à Casa Magnificat, a casa das irmãs. 

       Em fevereiro de 1995 sabendo que o prédio ao lado estava a venda, as Irmãs se interessaram e embora tivessem muitas dificuldades para fazer o pagamento imediato, a providência divina veio ao encontro e, já em março de 1995 compraram a casa, tendo em vista, o futuro do Instituto no Brasil: ter um local com maior espaço para uma atividade apostólica, como também para ter uma casa maior e acolhedora para as  irmãs se encontrarem quando fossem crescendo em número.

       Como a Casa Magnificat estava em reforma, as Irmãs logo se mudaram para a nova casa, no dia 31 de março de 1995, embora esta estivesse em situação precária. Elas passaram várias noites debaixo do guarda chuva, colocando panos dentro dos baldes para evitar o barulho da água que estava caindo como torrentes.

No dia 03 de abril de 1995 Padre Juracy celebrou a primeira Missa com a bênção de casa  e, após dois meses de limpeza do local, no dia 10 de julho,  abriram as portas de Casa Belém para acolher a primeira turma dos alunos com 54 crianças.

 A “Casa Belém” a partir de então transformou-se em “Casa do Pão”: Nossas crianças eram verdadeiramente de famílias pobres e necessitadas e a funcionária Luzia (futura Ir. Luzia), após terminar seu ofício, tirava os piolhos da cabeça de tantas crianças, dava banho nelas e mandava para casa cheirosas.   Começaram também, logo em seguida, a funcionar outros cursos tais como: o reforço escolar para as crianças carentes do bairro; a alfabetização para as crianças e os adultos; a preparação noturna para as provas universitárias e, nos sábados,  as salas se transformavam em salas de catequese e dos grupos de jovens.

A Madre Samuela, que sempre pensou e sonhou em dar as coisas melhores para os pobres, se lançou com coragem de construir um prédio melhor, com maior luminosidade e dignidade para suas crianças amadas e assim, em maio 1997 começou a construção do novo prédio, demoliu-se o velho, e transferiu por quase um ano as salas de Casa Belém para a Igreja São José. 

O novo prédio de Casa Belém foi inaugurado no dia 19 de abril de 1999. Aqui o nosso agradecimento especial para Ir. Teresa que, com muito zelo e fidelidade, acompanhou cada passo desta construção, enfrentando muitas dificuldades e desafios.  

Logo, o reforço se tornaria, numa verdadeira escola, proporcionando às crianças do bairro, educação e ensino de qualidade, mas principalmente um espaço onde podem perceber que Cristo é o centro de todas as coisas. 

Paralelamente existiam muitos cursos profissionalizante como: Corte e Costura, Manicure e Pedicure, Unhas Decoradas, Maquiagem, Doces e Salgados, cursos de Garçom, Mecânica Básica Industrial, Eletricista, Teatro, Computação etc. A escola Casa Belém em todos os três turnos estava cheia de alunos entre crianças, jovens e adolescentes. Tudo isso também pela criatividade e dinamismo de Pe. Juracy, o pároco de então,  que estava sempre ao lado das Irmãs,  aconselhando-as  passo a passo.

Além das ajudas que recebemos como providência de Deus, aqui também temos um bom número dos benfeitores, especialmente na feira de abastecimento do Rio Vermelho, onde todas as semanas pessoas simples e pobres, oferecem do que tem para partilhar com nossas crianças. 

A Casa Belém também é a sede da Delegação do Instituto no Brasil, a principal casa das irmãs, lugar de acolhimento e de encontro; lugar de recreação e repouso, lugar de alegria e partilha.

E, a partir de abril de 1999, com o novo prédio da Casa Belém, os últimos dois andares da Casa Belém, tornou-se a terceira casa do Brasil, com as três Irmãs pioneiras: Ir. Teresa, Ir. Omana e Ir. Emily e a Casa Magnificat tornou-se a casa de noviciado onde as noviças tem uma vida particular junto com suas mestras. 

Após algum tempo conseguiu comprar outro pedaço da Casa Belém, a parte inclinada para avenida Manoel Dias e no dia 04 de março de 2002 inaugurou aqui  o palco e a quadra de futebol para as crianças. 

Cada centímetro desta construção e também as atividades nela desenvolvidas ao longo dos anos, foram frutos de muitas lutas, muito trabalho, muita dedicação, mas principalmente muito amor da parte de cada irmã. Amor que não se limita à compaixão para com o sofrimento dos necessitados, mas que é o reconhecimento do Amor maior: Aquele que não se cansa de amar e mesmo assim não espera retribuição.

Edital de Bolsas Cebas

A Escola Casa Belém tem alegria de lançar o Edital para seleção de bolsistas pelo programa de Bolsas CEBAS. Para maiores informações acesse o Edital abaixo.

Acesse nossos redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page