top of page
jubileu ssa2_edited.jpg

Delegação - Brasil - Salvador - BA

WhatsApp Image 2025-11-16 at 09_edited.j

Candeias - BA

WhatsApp Image 2025-11-15 at 16_edited_e

Caitité - BA

Casa Belém -- Salvador - BA

WhatsApp Image 2025-11-15 at 16.34.00.jpeg

Santos- SP 

WhatsApp Image 2025-11-14 at 23.23.47.jpeg

Dracena - SP 

O Instituto das Irmãs Terciárias Franciscanas Regulares, ITFR, conhecidas aqui no Brasil como Franciscanas de Todos os Santos, nasceu na cidade de Florença, bairro Borgo Ognissanti (= Todos os Santos), no ano de 1711 sob os cuidados dos Frades Menores Observantes.

​As irmãs eram conhecidas no inicio como "Terciárias Franciscanas", pois as primeiras eram da Ordem Terceira de São Francisco (hoje chamada OFS) e que era  presente na paróquia de Ognissanti desde 1239 junto com a chegada dos Frades, portanto uma das primeiras fraternidades da OFS, de onde vem muitos ilustres e santos fiorentinos inclusive o Américo Vespúcio.

Tornando-se de direito pontifício no ano de 1948 e agregado à Ordem dos Frades Menores, as Irmãs, no primeiro tempo, foram crescendo em várias cidades da Toscana e em seguida ao redor de Roma. Após o Concilio Vaticano II, abriu a sua primeira missão além do mar, em India, no ano de 1967.​​​

 

Ao completar os 25 anos da missão em Índia, no ano de 1992 foi aberta a segunda missão do Instituto no Brasil, tendo a primeira casa na cidade de Candeias (BA) e depois, em Salvador, no bairro de Amaralina.

Em seguida foi abrindo outras casas e atualmente as irmãs estão em: Salvador (BA), Candeias(BA, Caetité (BA) Santos (SP) e Dracena, diocese de Marília (SP).

 

E no ano de 2009 foi aberta a terceira missão em Tanzania, no continente africano.

IDENTIDADE

jubileu ssa3.jpeg

A identidade do nosso Instituto está implícita na sua própria denominação: “Terciárias Franciscanas”.

Nascidas da Ordem Terceira Franciscana, como Irmãs da penitência,  atingimos desde o inicio o carisma de São Francisco de Assis

A NOSSA VIDA FRATERNA

todos 3.jpeg

No espírito de São Francisco acolhemos como “dom de Deus”, cada irmã que devemos amar como Deus ama cada uma. Assim seremos reconhecidas como autênticas discípulas de Cristo* e o amor fraterno será a prova e medida do nosso amor por Ele.

Vivamos os nossos relacionamentos fraternos marcados pela confiança, simplicidade, pureza, generosidade, alegria, serviço recíproco, controle de si (C.9,3)

ESPIRITUALIDADE

04_10_sao_francisco_santa_clara_foto_jose_benlliure.jpg

Recordamos que São Francisco de Assis “começou a fazer penitência”, demonstrando “misericórdia” aos leprosos e desde “então aquilo que lhe parecia amargo tornou-se doçura da alma e do corpo”.

Seja no estilo de vida, seja no exercício das obras, nos sentimos empenhadas a seguir e testemunhar Cristo nas pegadas de São Francisco, vivendo as características principais da espiritualidade franciscana: a menoridade, a fraternidade, a simplicidade e a alegria, virtudes que sempre caracterizam o Instituto (C.1,2).

A NOSSA FORMAÇÃO À VIDA CONSAGRADA

A nossa Família religiosa é perenemente grata ao Senhor pelo dom da vocação, que prolonga no tempo o nosso carisma, e tem a plena consciência que a formação deve constituir o seu empenho prioritário para realizar a vocação pessoal, garantir a unidade do Instituto e promover sua vitalidade.

O perseverante empenho de fidelidade ao espírito de origem, o contínuo aprofundamento dos valores do próprio carisma e a renovação do nosso serviço na Igreja são condições fundamentais para a nossa formação.

A NOSSA CONSAGRAÇÃO

A nossa consagração torna visível as maravilhas que Deus opera na frágil humanidade das pessoas chamadas, e exprime o dom total de nós mesmas a Deus e o nosso “amor sempre mais sincero e forte na dimensão trinitária”. Esta consagração tem suas raízes profundas na consagração batismal e transforma toda a nossa vida num serviço e num culto a Deus sumamente amado, chegando até a  dizer como São Francisco: “Deus meu, meu tudo”.

A Profissão livremente emitida nos empenha a tender para a perfeição evangélica e nos põe como sinal e profecia para a Fraternidade dos irmãos e para o mundo.

A NOSSA MISSÃO NA IGREJA

A nossa vida consagrada é um meio privilegiado para uma evangelização eficaz. De fato, aquelas que são consagradas a Deus, com a sua própria vida, são sinal da total disponibilidade para com Deus, para com a Igreja e para com os irmãos.

Por isto, sabendo que não se trata tanto de “pregar”, quanto de “praticar” o Evangelho, o primeiro apostolado é o testemunho de nossa vida consagrada, que alimentamos na oração e na penitência. Em particular, "andando pelo mundo como  peregrinos e forasteiros”, oferecemos a saudação franciscana: “O Senhor te dê a paz”. e desejamos testemunhar silenciosamente a fraternidade, a menoridade, a simplicidade, a pobreza e a alegria de estar ao serviço de Deus e dos irmãos.  Assim a nossa consagração será uma manifestação do amor a Deus

bottom of page